01
dez
09

Mensagem do Futuro.

 Eu tinha acabado de completar 79 anos, estava sentada no banquinho do meu jardim lendo um livro. Chamei Bella, que tinha idade para ser minha neta, uns 12 anos no máximo. Ela era minha neta, não a chamei de neta, mas sabia que ela era. Mandei que sentasse ao meu lado. “Bellinha, tenho umas coisas pra falar com você”. Fiz uma pausa, e notei o seu rostinho rosado e sorridente, ficar sério. Então continuei:

“Não se preocupe docinho, são só recomendações. Quero compartilhar certas coisas com você. As coisas que vou te dizer não são cientificamente comprovadas, são objeto única e exclusivamente da minha experimentação, e não tem mesmo outra base confiável além de minha experiência errante. Você sabe que nem sempre fui velha, não é? Nesses 79 anos eu vivi, amei, dancei, sorri, chorei, cantei, me desesperei, e amei de novo, me desiludi e amei mais, sonhei, realizei, casei, briguei, gritei, me emocionei, beijei, trabalhei, paquerei, viajei, caí, levantei, caí de novo e tive novamente que me levantar. A vida é uma escola, e os erros são como um professor, sem eles não existe aprendizado. Precisamos errar para evoluir, e muitas vezes, eles são inevitáveis.

Veja como você é linda… Talvez você só se dê conta disso quando envelhecer e se ver em fotografias, você vai imaginar que era mais feliz, sem se dar conta que você pode ser feliz sempre, então seja. Carregue sempre com você uma dose de alegria, não importa qual seja a origem dela: pode ser a memória de um sorriso, uma música, um momento, uma pessoa ou um objeto; essa dose vai ser essencial em alguns momentos. Meu corpo não nega que já passei por muitas coisas, todas essas rugas são cicatrizes e marcas de vivência que não faço questão de esconder, a vida me mostrou a beleza delas. Agora, a coisa mais forte que tenho em mim, é a minha alma, que permanece jovem. Acredite em mim, se você ainda não tem rugas, é porque ainda não sorriu o suficiente.

Não se preocupe tanto com o futuro, Belloca. Seus pais irão te falar da importância dele, mas para os bons, impreterivelmente vai existir alguma coisa boa reservada. Seja corajosa! É preciso para ser feliz e conquistar as coisas que almeja. Siga sempre o seu coração. Por onde ele for, levará junto seu sangue, suas veias e todo o resto. Pense grande, e não se conforme com o razoável. Você pode até ter uma rotina, mas faça alguma coisa nova a cada dia, quebre alguma regra. Domine as regras para que depois possa fazer o que quiser com elas. No fim, elas existem mesmo para nos instigar a quebrá-las. Não inveje. Olhe para a sua vida e veja o quão boa ela é. E o lógico é que nem sempre se esteja por cima, é assim com todo mundo. Só damos o verdadeiro valor a algo quando conhecemos como é não ter. Se exercite sempre, um dia você vai sentir falta disso, de toda essa vida que corre por você.

Guarde todas as fotos e cartas de amor. Guarde também coisas simples que amigos te deram. Talvez não precise guardar como eu, tudo numa caixa com data e nome. Mas é importante que guarde, você pode sentir falta de alguém que não esteja mais nessa vida, que mora longe, ou só de um sentimento antigo que não vai voltar mais. Não se importe com quantos amigos você tem, mas o quanto cada um vale para você. Mas se possível, tenha muitos amigos, eles são a família que nós temos a chance de escolher. Tenha pelo menos um amor platônico, um amor impossível, e o mais importante, um amor verdadeiro e recíproco. Viva um caso de novela, uma paixão de cinema, um amor de contos de fada. Tenha filhos. Talvez case e fique com ele até que a morte os separe, como foi comigo. Talvez case e se separe. Talvez nem case. Mas tenha filhos, é como ter alguém que perpetue seus valores, e ele são as únicas pessoas que você pode e deve amar mais do que a si própria. É uma experiência que nos engrandece e nos ensina a amar mais e melhor.

Viaje muito. Viaje o mundo se puder, mas não deixe de conhecer especialmente o seu país. Com o passar do tempo, nosso gosto, nossos sonhos e desejos vão mudando mesmo. Experimente, mude, faça o que te der na telha! Faça o que fizer, suas escolhas vão ter sempre duas possibilidades, ou dão certo, ou não. A probabilidade é igual, então, arrisque! Não se exija demais. Afinal, você é só humana, se fosse perfeita, seria Deus. Tenha algo maior em que acreditar, mesmo que não seja um Deus, acredite numa força maior, seja no destino, no amor ou na justiça. É esse algo maior que vai te dar força nos momentos de angústia.

Ame. Ame as pessoas, conhecidas ou desconhecidas. Ame os bichinhos, ame seus irmãos, ame um objeto que lembre alguém, um ídolo, uma música, um poema. Ame, mesmo que seja o gari da sua rua, o mundo gira, ele não está imune a ganhar na loteria. Usufrua do mais maravilhoso instrumento que você possui, seu corpo. Não se envergonhe dele, nem tenha medo do que podem pensar dele. De inúmeras maneiras ele vai te servir. Deixe seu corpo se expressar. Dance, mesmo sozinha, mesmo escondida, mesmo com o amor da sua vida. Dance muito, dance até ser a última no salão, dance até o chão. Dance por você e se não quiser, dance por mim. Conheça seu corpo. Faça sexo. Faça amor. Descubra que fazer sexo pode ser bom, mas não chega perto de fazer amor. Cuide da sua reputação. Você pode dizer que não dá a mínima para o que dizem ou pensam de você, mas você dá. E sempre as pessoas vão reparar, comentar e inventar.

Não se permita imaginar ‘como seria se…’, o ‘e se…’ não adianta. Você nunca vai saber como seria se você tivesse escolhido tal coisa, o importante é o que você escolheu. E se está ruim, sempre é tempo de mudar ou recomeçar. Não chore tanto pelo que passou, lembre-se que se ele fosse tão bom assim, não seria ex. Não se importe tanto com o casamento, é só uma regra que a sociedade nos impõe, o que importa é amar. Mas se você escolher se casar, o faça por amor, nunca por status, qualidade de vida, segurança, reputação ou carinho. Todo mundo vai te dizer que é importante se casar com alguém que tenha humor e valores semelhantes aos seus, eu discordo. Alguém assim pode nos levar à monotonia, busque o diferente, o novo, alguém que sempre te surpreenda. Seu único guia deve ser seu estômago e as borboletinhas que nele vivem, quando se trata das paixões.

Procure conhecer bem os seus pais, porque entender mesmo, você só vai conseguir quando tiver filhos. Lembre-se tudo o que eles fazem é procurando fazer o melhor. Se eles erram é por amor e procurando acertar. Eles são apenas humanos como você. E nunca se sabe quando nossos pais nos deixarão. Seja sempre um apoio para os seus irmãos, porque eles serão o mesmo para você. É com eles que você vai lembrar bobagens do passado, e são eles as pessoas que carregam os mesmos valores básicos que você. Carregue sempre com você a doçura das avós. Respeite os mais velhos. Tem certas coisas que são muito difíceis de mudar, e você tem duas opções, ou se acomoda ou corre muito atrás. Os políticos serão sempre de caráter duvidoso. Os preços vão subir. E tudo em você vai cair. Pois é, você também vai envelhecer um dia. E talvez, quando isso acontecer você seja exatamente como eu. Provavelmente vai ter a falsa memória de um mundo melhor no passado.

Se expresse. Crie. Desenhe, escreva, pinte, e quem sabe, faça uma tatuagem. Tenha uma vida rica de vida! Não espere que ninguém resolva suas coisas por você, corra sempre atrás e resolva. Seja gentil com quem tem menos do que você. Lembre-se um dia se está por cima, no outro por baixo, e vice-versa. Um dia você pode precisar deles, então, não seja rude. Não deixe que os conselhos comandem o que você vai fazer, faça porque você quer e não porque alguém quer que você faça. ‘Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre’. Faça cada dia ser especial. Diga sempre o quanto ama as pessoas que te rodeiam, elas podem até saber, mas é bom sempre lembrá-las.

Não guarde mágoas, eis algo que vai prejudicar somente você. A vida não volta atrás, só temos oportunidade de viver uma vida, então faça bem feito. Não podemos voltar atrás e viver determinada época, temos que viver esse momento e fazer ele ser bom. Está nas suas mãos, querida. Viva a vida à sua maneira. É como dizem por aí: viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria só existe. Se lembre também que o que se perpetua não é o que é gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido na vida dos que te rodeiam.

E então eu acordei. Era um sonho. Tão real, ouvi tudo que eu mais velha me disse e assimilei toda aquela experiência. Resolvi seguir aquilo como se fosse um manual de uso da vida, apesar de saber que para a vida sempre existirão exceções. Num manual, não seguimos necessariamente todas as instruções mesmo. Talvez esse sonho fosse uma mensagem do “eu mais velha”, para o “eu mais nova”, como se a mais nova pudesse consertar os erros da mais velha e viver tudo que ela quis viver e não pôde ou se acovardou. Era como uma tentativa de resgatar e fazer com que Alice não precise errar tanto para aprender certas coisas. Boa sorte Alice!


6 Responses to “Mensagem do Futuro.”


  1. 1 de dezembro de 2009 às 1:08 PM

    Lindo…

    Bem, sobre “Epitáfio”, não é preciso dizer nada…

    De novo: lindo!

    Beijo.

  2. 1 de dezembro de 2009 às 4:23 PM

    É a prova de que precisamos viver conforme os nossos princípios, e com todo o humor e leveza que se pode obter também.

  3. 1 de dezembro de 2009 às 6:00 PM

    gostei do nome pra ‘nossa’ neta.

  4. 1 de dezembro de 2009 às 6:55 PM

    ée, envelhecer é mais comum do que realmente é.Tenho medo as vezes.
    Muito bom o texto

    bejos

  5. 2 de dezembro de 2009 às 4:33 PM

    Muito bem escrito o texto,
    Muito boa essa idéia de comunicação entre passado e futuro!
    Entre viver e existir, o existir é bem mais importante.

  6. 7 de dezembro de 2009 às 3:23 AM

    Esse eu esperei a semana toda pra ler. ^^
    Tava sem tempo no dia que comecei a ler e vi que esse merecia tempo e calma pra ser lido. Uma certa “intertextualidade” com o “Filtro Solar”, mas único. Várias citações que eu vou ter que anotar em algum lugar pra lembrar sempre. “Você pode dizer que não dá a mínima para o que dizem ou pensam de você, mas você dá.” Essa nem vou precisar anotar. ^^
    Meu “eu do futuro” já me deu uns recados em sonhos, não tão bonitos como o seu, mas bastante úteis. Seguir os conselhos dele foi a melhor coisa que eu fiz.


Deixe um comentário

