18
set
09

Existe amizade entre homens e mulheres?


“Não existe amizade entre homem e mulher, Alice, acorda!”, a primeira vez que ouvi isso, quis chorar. Como assim que não existe? E os meus amigos, que eu tinha aquele sentimento de quase irmãos? Pensei muito no assunto, conversei com homens e mulheres para entender o que acontecia. Há quem diga que existe, há quem diga que não. Será que é possível que exista uma amizade verdadeira entre sexos opostos? Acho que, na verdade, pode existir sim, mas só pra quem acredita. Pra variar, não tem muita regra pra isso…

Como eu já disse antes, acredito que todo relacionamento é movido de acordo com os interesses de cada um. Me explico novamente, interesse não num sentido pejorativo, mas sim no sentido de cada pessoa buscar algo, ter suas expectativas em tudo que faz. Não existe uma relação se ninguém se interessa, ué! (bem óbvio, mas muita gente não enxerga). Pode ser que esse interesse seja em um “algo mais”, mas também pode ser que seja só algo em comum, um querer curtir uma companhia agradável, sem necessariamente rolar uma “tensão sexual”. Porém, isso é muito mais verdadeiro quando falamos das mulheres. Dos caras que conversei, noventa por cento dizem que com eles, a não ser que a mulher seja feia (desculpem, só estou repassando o ponto de vista), a amizade sempre começa com uma atração, e vai da mulher saber colocar os limites e dizer – e/ou mostrar – que é só amizade.

Digo que é mais verdadeiro com as mulheres, porque na maioria das vezes, não estamos pensando no “algo mais”. Simplesmente conhecemos um cara, conversamos, e tal… Nada demais! Daí que vem aquilo dos homens terem que conquistar, aos poucos irem colocando a idéia nas nossas cabecinhas. Não estamos sempre tãão antenadas nas possibilidades. Claro que, acontece de aparecer um cara lindo, fofo, interessante, e a gente se aproximar já com segundas intenções! Mas, no geral, rola de começar uma amizade só com esse sentido mesmo. O que é muito difícil com os homens.

Existem vários tipos de amigos. Tem amigos que tem veem como uma ficada em potencial e, às vezes, você nem percebe. Tem aqueles que VOCÊ vê como uma ficada em potencial também. Tem os amigos namorados das amigas, que sempre querem te agradar (na maioria dos casos não pensam em nada contigo). Tem o amigo que tá a fim da sua amiga. Tem os amigos ciumentos, que só querem o nosso bem, mas não desgrudam e atrapalham nossas paqueras. Tem os amigos grudinhos, que todo mundo acha que já rolou algo, ou que ainda vai rolar. Tem o amigo peguete, que você fica de vez em sempre, sem muito romance (nesse caso, cuidado, um dos dois pode realmente estar apaixonado).

Além dos muitos outros que não me vieram à cabeça agora, vai o mais especial: o amigo verdadeiro… Pode ser que um dos dois já tenha se interessado um pelo outro, ou os dois… Mas, vocês perceberam que é só amizade, possuem a cisma e possíveis paixonites muito bem resolvidas. É o tipo de amigo que te conhece tão bem que te entende pelo olhar, tem muito em comum com você, te faz cafuné quando você briga com o(a) namorado(a), te leva pro cinema pra te ajudar a esquecer o pé na bunda, ouve todos os seus casos, tá sempre lá pra você, te aconselha e te ama muito.

Tenho alguns amigos do sexo oposto. Amizades muito verdadeiras, que estão comigo desde pequena. Não troco eles por nada! Pessoas muito especiais que fazem minha vida mais divertida e bonita. A amizade entre mulheres tem uma carga emocional muito grande, é bom ter uma amizade, digamos, mais “leve”. Minhas amigas mulheres que me perdoem, mas ter amigos homens é muito bom! Primeiro porque me falam o que pensam na lata. Segundo porque me protegem em certas situações. Terceiro porque homens não gostam de fofoca, e essas coisinhas. Quarto porque é muito bom saber o que pensam os homens.

O natural é que homens e mulheres, se sintam atraídos. Se você tem uma amizade de muito tempo com o sexo oposto, é quase certo que em algum momento role uma atração, uma pulguinha atrás da orelha… Mas aí, é quando temos que ter cuidado! Para não confundir a admiração que sentimos com atração física. É bem fácil se apaixonar por um amigo, afinal, vocês são amigos, dependendo do grau de intimidade sabem muito um do outro e vivem juntos… Bom, se você tem certeza que se apaixonou pelo seu amigo, ainda rola aquele medo de estragar a amizade, de perder aquela pessoa tão querida. Calma, primeiro descubra se é isso mesmo. Você consegue se imaginar beijando o Fulano? Ou ele é como um irmão? De todo jeito, se você estiver mesmo apaixonada, vai ter que contar a verdade! Imagina só se ele sente o mesmo, mas também tem receio porque acha que você não sente nada? Abra o olho, relacionamentos que começam com uma amizade tendem a dar muito certo.

Para começar uma amizade, não é preciso muito; uma boa risada, coisas em comum e um bom papo. É assim sempre, independente do sexo. Se para os homens é preciso uma pitada de atração também, que seja! Cabe a cada um colocar os limites em suas amizades, e escolher qual nível e que tipo de amizade deseja ter com cada pessoa. Seguros e confiantes a respeito dos sentimentos de cada um, a amizade vai crescer e se manter. Afinal, ter amigos é uma das coisas que mais nos dá alegria de viver!

Deixo a sugestão de dois filmes que adoro:

O melhor amigo da noiva:

O casamento do meu melhor amigo:


6 Responses to “Existe amizade entre homens e mulheres?”


  1. 1 brunosergiolima
    19 de setembro de 2009 às 1:00 AM

    Caramba alice, eu ia fazer um post sobre isso no meu blog, pqp que post foda. *_*
    Sensacional, sua lógica de raciocionio e pensamento é uma coisa que dificilmente se encontra hoje em dia entre as pessoas.
    Parabens!
    http://brunosergiolima.wordpress.com/

  2. 2 luisa!
    19 de setembro de 2009 às 3:22 PM

    adoreiii ! muito bom ! eu tenho um amigo homen quem realmente eu considero um amiiigo , um irmao perdido dessa vida.. haha o legal da amizade masculina como voce disse e que eles falam na lata atè o que voce nao quer ouvir ,, rs!
    todo dia to passando pra ver as novidades ! 😉

  3. 19 de setembro de 2009 às 7:50 PM

    eu ia fazer um post sobre isso [2]

    SHUSISUISHUISHUISHUISHUISHUIHSUIHSUIHSUIH,

    mas voce colocou muito bem, nao tenho muito a acrescentar
    ;]

  4. 4 Nataly
    20 de setembro de 2009 às 4:54 PM

    Me libertei com o seu post..hahaha… (mas eu não ia fazer um post sobre isso..kkkkk), o fato é, quando você disse: “A amizade entre mulheres tem uma carga emocional muito grande, é bom ter uma amizade, digamos, mais “leve”. Minhas amigas mulheres que me perdoem, mas ter amigos homens é muito bom! Primeiro porque me falam o que pensam na lata. Segundo porque me protegem em certas situações. Terceiro porque homens não gostam de fofoca, e essas coisinhas. Quarto porque é muito bom saber o que pensam os homens.”

    Super me identifiquei!!!

    E eu também super acredito que existe sim amizade entre o sexo oposto…. Mas se não existir, eu prefiro crer que sim, pq se não, o que eu vou fazer com tantos amigos que eu acumulei nesses meus 19 anos de vida?? haha…

    Beijos.. 🙂

  5. 5 thiagogcairo
    20 de setembro de 2009 às 8:39 PM

    Eu acredito também na amizade entre homens e mulheres, mas concordo que é muito comum que ocorra a atração física pela amiga, uma paixão, e nesse momento é necessário muito cuidado, porquê principalmente para o homem esse é o momento onde as piores besteiras são feitas. Gostei muito do post.

    Até mais!

    http://mitocondriabr.wordpress.com

  6. 6 maribremecker
    21 de setembro de 2009 às 4:31 PM

    eu fiz um post sobre isso mas num consigo ser tão profunda como você, eu deixo as coisas mais fúteis mesmo, acho que é mais uma maneira do que eu já passei, se escrevesse tão bem quanto você certamente escreveria bem mais mas o que me falta as vezes seria a inpiração correta!

    Parabéns Alice!
    E eu acredito sim em amizade homem e mulher,algo as vezes bem mais verdadeiro do que amizades de pessoas do mesmo sexo!

    http://maribremecker.wordpress.com/


Deixe um comentário

