02
set
09

Covardes e Pessoas cativantes

principe“O Amor não atinge os Covardes”, não me lembro quem me disse, mas eu lembro que isso se fixou na minha mente, como o capítulo XXI do pequeno príncipe:

– Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
– Ah! desculpa, disse o príncipezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
– Que quer dizer “cativar”?
– Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
– Procuro os homens, disse o príncipezinho. Que quer dizer “cativar”?
– Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
– Não, disse o príncipezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
– É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços…”
– Criar laços?
– Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

São duas passagens que fazem parte de mim, da minha personalidade da minha alma. Talvez pelo momento em que elas foram introduzidas na minha vida, por exemplo, eu li o pequeno príncipe quando completei 12 anos, e passava pela fase mais difícil da minha vida, há muito superada, mas nunca apagada. E essa fase foi quando tive minha única desilusão amorosa (pra mim amor é pra sempre, não se pode ter muitas desilusões amorosas na vida, porque você dificilmente ama alguém).

Enfim, elas me marcaram. O Pequeno príncipe, porque pra mim é primordial o termo ‘cativar’. Eu acho que não adianta você estar com alguém que não te cativa, alguém que não corre atrás de você, que não te dar valor. Isso vale pra amor e amizades em geral. Claro que existem as pessoas tímidas, que não cativam com facilidade, mas se elas realmente gostam de você, arrumaram um jeito de cativar, seja com poemas (meu caso, apesar de eu não ser tímido), músicas, conversas íntimas (o mais comum), ou jeitos especiais que só aquela pessoa sabe fazer (como os poemas são comigo).

A parte dos covardes, eu penso assim. Se você não dá oportunidade, não tem como o amor chegar. Por exemplo, os homens tipo Raposa, que falei num dos meus posts (o “cerejas”), normalmente fogem disso. Eles gostam da tal mulher, gostam mesmo, só que eles tem medo do tal amor, porque o amor é uma faca de dois gumes, que pode ser bom, mas pode ser horrível. Não existe uma ferida pior do que a feita pelo amor, pelo amor verdadeiro, e lembrem-se que o ódio é só uma das faces do amor. O rancor é uma das faces da paixão, e assim por diante… Por isso raposas são covardes. E aí por isso dificilmente eles encontram sua coleira.

Então, aí vai meu conselho, se você tem um amor, ou amigo, que não te ‘cativa’ se afaste dele, antes que o estrago seja pior. Se ele é covarde, dê um conselho, mas não tente mudá-lo, ele precisa mudar naturalmente. E, como a maioria dos humanos só aprendem quando sentem na própria pele, você vai ter que ver ele se machucar, e não vai poder dizer “eu te avisei”, porque não tem graça dizer isso (eu sei porque já passei por isso).

Se você é covarde, ou não cativa as pessoas que lhe façam caras, tome cuidado, pois a vida é cruel, e vai acabar se voltando contra você, mais cedo ou mais tarde.

~para ler o pequeno principe on line~


10 Responses to “Covardes e Pessoas cativantes”


  1. 2 de setembro de 2009 às 4:29 AM

    brunão… o pior é que eu amo com facilidade. E discordo quando vc diz que amor n acaba. Acaba sim, mas é eterno enquanto dura (lição do poetinha)…

    sobre amar: http://tucatucz.wordpress.com/2009/08/06/heroi/
    sobre cativar: http://tucatucz.wordpress.com/2009/04/23/tu-te-tornas-eternamente-responsavel-por-aquilo-que-cativas/
    sobre dificuldade em se doar: http://tucatucz.wordpress.com/2009/08/14/anestesia/

    Parabéns pelo blog veinho!

  2. 2 Alice
    2 de setembro de 2009 às 2:34 PM

    Tôp, ô musiquinha emo viu meu querido? Hahahaha

    O problema está nas pessoas que cativam, não sabem porque o fazem, e não carregam essa “responsabilidade eterna”… Tô amarga mesmo! Hahahaha
    Beijos

  3. 2 de setembro de 2009 às 3:36 PM

    tucatucz, entao isso nao é amor, é paixão, é afinidade, menos amor. amor é uma dependencia eterna, é uma necessidade de ver a pessoa bem, é um sentimento altruista que nunca se apaga, é um sentimento tão forte, que se a pessoa que voce ama não lhe quiser, voce pode odiá-la, e passar a querer feri-la só porque ela te feriu, isso é amor. um sentimento sem limites, sem proporções, sem definições mundanas como tempo e/ ou espaço.

    éé alice, plus 44 tem essas letras emos, mas é a musica que tava escutando na hora do post, e o nome da minha filha vai se lily – lirio, então eu quis colocá-la
    =D

    HSUISHUSUHSUISSUIHSUISUIHSUI,

    tas é emo isso sim

  4. 4 Coraline
    2 de setembro de 2009 às 6:54 PM

    o pequeno principe é peeeeeeeeeeeefeiro

  5. 5 Coraline
    2 de setembro de 2009 às 6:55 PM

    alias, hoje em dia os homens nao se importam em cativar as mulheres
    eles os fazem sem medir as consequencias como alice disse
    sao so porcos chauvinistas e egocentricos
    embora a gente nao consiga viver sem eles

  6. 2 de setembro de 2009 às 8:39 PM

    Putz, adorei o post.
    Tudo fez sentido.

    Parabens!!!
    Beijosss

  7. 7 Thaly
    2 de setembro de 2009 às 11:38 PM

    homens covardes são fogo

  8. 8 Juliana
    28 de novembro de 2009 às 4:12 AM

    ser cativante é uma boa característica, melhor é ser o cativante real, porque hoje ja existem aquelas pessoas que são pseudo cativantes…

    escreve tão bem esse menino!
    beijinho :*

  9. 9 Mari Nunes
    2 de abril de 2010 às 5:42 PM

    pequeno principe é a coisa mais linda do mundo!]amei o texto

  10. 1 de setembro de 2011 às 4:38 PM

    Cara, perfeito o seu texto. Seu final me deu mais certeza do meu rumo. E que bom, meu caro, saber que há humanos na Terra ainda. Sua opinião me cativou. Parabéns.


Deixe um comentário

